O presente trabalho tem por desígnio analisar princípios do direito do consumidor brasileiro, tendo a vulnerabilidade como clausulas fundamentais da boa relação consumerista. Fundamentado em documentos legais que regem o sistema de seguridade pública do consumidor brasileiro, a exemplo das informações declaradas na Lei Nº 8.078/1990 (CDC), na Lei Nº 10.406/2002 (CC), na Constituição Federalista de 1988 e em outras redações legais. Com uma metodologia fundamental, de embasamento descritivo, bibliográfico e qualitativa. Descrita de modo organizado e processual, em três capítulos, onde o inicial trabalha o direito do consumidor brasileiro, o segundo analisa as relações de negócio e o terceiro e último estuda os princípios do direito do consumidor. Por fim observa-se que apesar de diversos e distintos princípios legais que amparam os seres humanos enquanto consumidores perante as relações de consumo, existem dois (princípios) que são relativamente mais essenciais que os outros, a vulnerabilidade (fragilidade) e a integridade objetiva (boa-fé objetiva), pois além de serem normas que se complementam, um apoiando o consumidor e outro auxiliando o fornecedor, são regulamentos efetivos para uma adequada e benéfica negociação, capaz assim de gerar uma fidelidade comercial, e consequentemente promover uma satisfação favorável ao cliente, e causar um positividade financeira ao estabelecimento comercial. Palavras-Chave: Código de Defesa do Consumidor; Consumidor; Fornecedor; Integridade Objetiva; Vulnerabilidade.