O presente estudo relata como conceitos da neuroarquitetura, biofilia e o método Montessori podem contribuir para o desenvolvimento da criança por meio de um ambiente escolar preparado para o aluno, e teve como objetivo criar diretrizes para desenvolver uma escola infantil modelo dentro do método Montessori baseada em conceitos da neuroarquitetura. Para construção desse trabalho foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, através do referencial teórico, e estudos de casos. Assim, conclui-se que o estabelecimento de diretrizes é etapa fundamental para que seja fornecida uma estrutura para os alunos, que proporcione ambientes seguros, bem como uma circulação e convivência adequada para todo o público e especialmente para as crianças. Portanto, infere-se a grande importância da sua aplicabilidade, iniciando pelos conceitos, até chegar nas diretrizes, uma vez que promove um ambiente adequado para todos envolvidos na escola, sobretudo na dinâmica do fortalecimento da aprendizagem das crianças, uma vez que esses elementos postos nessa pesquisa vão proporcionar o processo que é necessário para que a escola esteja preparada para receber e desenvolver os alunos. Palavras-Chave: Método Montessori; Neuroarquitetura; Biofilia; Educação infantil.