Objetivo: descrever a experiência vivenciada por discentes de enfermagem em relação às visitas domiciliares. Método: trata-se de relato de experiência de cinco discentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acerca da visita domiciliar como instrumento de intervenção no processo saúde-doença, realizada na microárea de abrangência da Estratégia Saúde da Família (ESF) de uma cidade na Zona da Mata de Pernambuco. Resultados: com a integração entre a teoria e prática, as visitas domiciliares proporcionam aos estudantes a percepção dos vários aspectos que interferem nas condições de saúde dos indivíduos. Por meio dessa integração, os profissionais de saúde podem organizar suas ações visando a atender a comunidade de modo integral e igualitário. As visitas domiciliares possibilitam que o profissional da saúde e o usuário do sistema de saúde combinem esforços em sua busca por melhores condições de vida. Pode-se oferecer orientação e educação, além de proporcionar a conscientização da comunidade em relação à promoção da saúde e possibilitar a troca de informações entre os membros da equipe multiprofissional de cuidados em saúde. Conclusão: constatou-se a importância da visita domiciliar no contexto da promoção da saúde, que representa um instrumento de ações sistemáticas de saúde.
Autor: Maria Mariana Barros Melo da Silveira | Currículo Lattes |