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ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE SUSTENTABILIDADE ENTRE 2008 E 2011

O objetivo deste artigo é realizar um balanço da produção científica sobre sustentabilidade, a partir do que foi produzido no âmbito da biblioteca eletrônica Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), no período compreendido entre 2008 e 2011, totalizando 99 artigos. Procedeu-se a uma pesquisa bibliométrica, adotando-se uma perspectiva exploratória de cunho misto: qualitativo, quanto à parte bibliográfica, e análise de conteúdo, para categorização das unidades de significado, e quantitativo na parte correspondente à estatística descritiva. Os principais resultados da pesquisa foram: crescimento acentuado na quantidade de periódicos publicados sobre o tema em 2009 (33) quando comparado a 2008 (2), elevando de 2% para 33% do total, com ligeira queda em 2010, mas chegando em 2011 a 40% do total da amostra; foi possível perceber uma quantidade considerável de universidades e faculdades – 32 instituições de ensino superior (IES) – nos quatro anos de publicações de artigos em periódicos científicos sobre sustentabilidade. Por outro lado, verificou-se a concentração dos artigos entre 10 IES, com 46% do total; foram sumarizadas as temáticas sobre sustentabilidade mais relevantes nos artigos analisados, com destaque para gestão ambiental e ecoeficiência (24 artigos), seguido do tema responsabilidade socioambiental corporativa, modelos de gestão e inovação, com 17 produções. Houve, também, um agrupamento de temáticas diversas, que figuraram no cenário desse trabalho e que sugerem novas pesquisas. Além disso, são apresentados os 16 autores mais citados nos 99 artigos pesquisados, nos quais se pôde observar uma mescla entre autores nacionais e internacionais. Finalmente, os trabalhos mais relevantes em função do número de menções registradas foram sistematizados. Acredita-se que a sistematização das principais obras no campo da sustentabilidade pode ser útil no avanço e amadurecimento dos trabalhos futuros nesta temática.

FONTE: REDALYC

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