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Exame Clínico Objetivo Estruturado (ECOE): uma experiência de ensino por meio de simulação do atendimento farmacêutico

A avaliação in loco de práticas clínicas é considerada como a mais fidedigna (Newble, 2000), no entanto, no processo educativo nem sempre é possível e, às vezes, apenas quando o futuro profissional de saúde está diante de um paciente real é que são identificados problemas relacionados às habilidades, atitudes e conhecimentos. Com o objetivo de realizar esta identificação antes da entrada no campo de estágio (Rutter, Hunt, 2003), ou mesmo de avaliar o desempenho de um profissional já formado (Fernandez, Franco, 2005; González et al., 2004; Weiss, 2004) é que foi desenvolvida a avaliação por simulação de atendimento. Esta atividade é conhecida como Exame Clínico Objetivo Estruturado (ECOE), e tem sido aplicado, sobretudo, em escolas médicas (Carraccio, Englander, 2000). Portanto, o ECOE é uma ferramenta de medida de competências clínicas com a adoção de pacientes padronizados (Rushforth, 2007; Newble, 2004; Carraccio, Englander, 2000). Este exame pode ser filmado para facilitar o processo de avaliação (Humphris, Kaney, 2000). Instituir a simulação de atendimento na formação acadêmica significa incluir o enfoque problematizador, que, segundo Batista et al. (2005), auxilia na construção do conhecimento.

FONTE: SCIELO

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