Publicação - Base externa

Educação Física EAD: Espaços, movimentos e relações no aprender a aprender

Este texto trata do aprender a aprender em Educação a Distância. Ele foi escrito especialmente para profissionais da área de educação física. Seu pressuposto básico é o de que a aprendizagem é um movimento inerente à vida e às suas formas de expressão e organização. Em conseqüência: ninguém vive sem aprender e ninguém aprende no lugar de outro, embora seja possível aprender com o outro. Precisamos do próximo para a nossa humanização ou para a nossa inserção cultural, nos espaços da nossa existência. Ao longo do texto assumi uma abordagem abrangente, holística e estratégica situando a metodologia da Educação a Distância – EAD e a aprendizagem em EAD – no contexto da vida. Busquei ensinar e aplicar o afirmado por Miyamoto Musashi (ROSENBERG, 2007, p. 4): A percepção é forte e a visão é fraca. Em estratégia, é importante ver as coisas distantes como se elas estivessem perto e ter uma visão distanciada das coisas próximas. O texto está assim organizado: Unidade 1 – Espaços iniciais: contextualização dos cenários, ou dos espaços metafóricos (corpo, cultura e movimento) para guiar as estratégias de aprendizagem requeridas no estudo a distância. Unidade 2 – Movimentos e relações no aprender a aprender: de natureza mais específica, trata mais diretamente dos movimentos e das relações no aprender a aprender em EaD, destacando, também, o sentido da “Aprendizagem Significativa”. Palavras finais: como sugere o título, apresento algumas conclusões de toda a nossa conversa, que considero provisórias.

FONTE: N/A

logo