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EDUCAÇÃO FÍSICA E O CONCEITO DE CULTURA: O CORPO NO TEMPO, ESPAÇO E CIBERESPAÇO.

Este trabalho surgiu de muitos estudos realizados na área de Educação Física e de minha prática pedagógica na Escola de Educação Básica João Hassmann e Escola de Ensino Fundamental Professor José Vieira Corte, escolas municipais da cidade de Brusque/SC. A partir das reflexões acerca dos elementos que constituem um projeto de pesquisa e das possibilidades de aplicá-lo, sendo o mesmo desenvolvido nas escolas onde exerço minha prática docente. Isto posto, o presente estudo tem por objetivo construir criticamente uma visão da história do corpo do indivíduo através do tempo histórico e do espaço escolar culminando com a pósmodernidade e o Ciberespaço. Segundo Soares: ¨...a Educação Física no Brasil possuiu uma influência avassaladora da cultura Européia que, em um primeiro momento necessitava da formação de patriotas...”. 3 O Corpo em serviço e a serviço do Capitalismo e suas várias metamorfoses, aprisionou o corpo histórico/social e o tornou dependente, de um sistema alienador e consumista. Gerações de consumo estão sendo formadas. Passam pelos Bancos Escolares e, esses, inertes, reproduzem voluntária ou involuntariamente o modelo vigente. Foucault (1979) questiona o poder e o corpo a serviço do mesmo sistema, vigilante, punitivo e dominador. Sua dominação se perpetua e transforma-se em controle do corpo histórico e cultural4. Com a evolução humana, avançasse o pensamento filosófico. ²...Pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquirida por uma pessoa no começo de seu percurso profissional será obsoleta no fim de sua carreira...” (LEVY, 1998). Nítido sinal de mudanças na postura do homem e seu corpo capitalista industrial que parte para uma nova etapa de sua evolução: o homem torna-se tecnológico e navega pelo ciberespaço. A concepção teóricometodológica que norteou este trabalho foi à perspectiva sócio-interacionista que enfatiza a necessidade de articular as mediações no processo de ensino/aprendizagem partindo sempre do conhecimento prévio do aluno, sua elaboração e forma de sistematizá-los para a elaboração e (re) construção do conhecimento novo.

FONTE: FACOL

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