Publicação - Base externa

A inclusão e a acessibilidade do deficiente visual na atividade física: uma revisão bibliográfica

O referido estudo de pesquisa bibliográfica visa compreender a inclusão do deficiente visual na prática e treinamento de atividades físicas. O mesmo teve como objetivo de estudo averiguar as possibilidades de trabalhar com um deficiente visual a partir da perspectiva de um treinamento físico, utilizando diferentes recursos e modalidades. Percebe-se que, mesmo com todos os estudos e pesquisas na área da deficiência visual, ainda existe a carência de profissionais capacitados e pesquisas cientificas que tratem sobre o condicionamento físico do deficiente visual. Faz-se necessário que o profissional da educação física faça uma anamnese bem elaborada, que o possibilite traçar objetivos e propostas de treinos adaptados para o deficiente visual, respeitando os seus limites e possibilidades. Apesar de ser um tema sempre em evidência, a deficiência visual necessita de uma atenção da sociedade para se desmistificar alguns preconceitos e trazer auxilio e informação para os que tem a visão afetada. A partir desta perspectiva o profissional da educação física deve auxiliar os deficientes visuais a terem uma melhor qualidade de vida a partir da prática de exercícios físicos. Por isso, é de fundamental importância que o profissional da educação física seja bem capacitado para promover a acessibilidade do deficiente visual na inclusão da prática de diferentes exercícios físicos.

FONTE: FACOL

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