Publicação - Base externa

A empresa vista sob a ótica da totalidade

RESUMO As organizações estão enfrentando ambientes extremamente dinâmicos, provocando alterações radicais no modo de serem gerenciadas. O sucesso para esse impasse está na capacidade que as pessoas têm em aprender a aprender o novo e a desaprender o antigo. Dentro deste contexto, o objetivo central do artigo reveste-se de um caráter especulativo acerca de um novo paradigma que está sendo construído no seio do discurso acadêmico para as organizações. No artigo reina uma defesa do paradigma holístico. Tem-se assim, contudo, a nítida impressão que é só através dessa interpretação que as organizações vão amortecer os abalos sobre si de um mundo competitivo, repleto de incertezas, imprevisibilidades, instabilidades e perplexidades. O artigo tem a preocupação de discutir a complementaridade entre os dois, alertando que o modelo ideal é utópico.

FONTE: HTTP://WWW.DOMINIOPUBLICO.GOV.BR/PESQUISA/DETALHEOBRAFORM.DO?SELECT_ACTION=&CO_OBRA=201537

logo