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PRINCIPAIS LESÕES DO QUADRIL EM BAILARINOS CLÁSSICOS

Com origem em paris, França, o ballet surgiu no século XVI e apenas a nobreza tinha acesso a esta dança, a qual fazia parte da formação dos nobres jovens.( Laynna de carvalho, 2014). Os movimentos complexos fazem do ballet uma junção entre arte e o esporte, exigem do bailarino força e flexibilidade para sustentar o movimento, utilizando amplitudes extremas. Muitos iniciam a pratica desta dança bastante cedo, e quando chegam na adolescência tendem a potencializar os treinos podendo causar detrimento ao corpo. (hip pain in dancers). Para um desenvolvimento satisfatório o bailarino precisa ter controle do seu corpo, e com leveza realiza movimentos harmônicos, continuados e que requer bastante preparo físico. (lesões de quadril e virilha). Diante de tamanha intensidade em que o corpo é exposto, por posições e deslocamentos que desafiam a anatomia e a fisiologia, sobrecarregam as articulações seja por impacto dos saltos ou amplitudes elevadas, como também aumentam os desvios posturais. Essas condições tornam –se favoráveis para o aparecimento de losoes. Uma pesquisa epidemiológica identificou que 90% dos bailarinos profissionais entrevistados sofreram algum tipo de lesão em sua carreira. Epidemiologia Destaca-se a quantidade de lesos nos membros inferiores, por serem mais requisitados durante um exercício. Os movimentos são baseados em cinco posições , que se referem como primeira, segunda, terceira, quarta e quinta posição ,com os pés em em dehor, ou seja, toda a perna realiza uma rotação externa, as articulações do quadril, joelho e tornozelo são as mais afetadas. (participação do bailarino). 7 A articulação do quadril é uma das mais importantes no processo da dança, sua atuação deve ser de 180º, para isso são executados alongamentos excessivos e repetitivos, que sobrecarregam a articulação ( um dançarino). Perante toda exigência nesta articulação, lesões no quadril podem chegar a 10% do total de lesões do corpo, onde movimentos como plie, arabesque, grand ecard, jeté,passé, precisam de uma extrema rotação do quadril, para realiza-los. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo identificar na literatura através de uma revisão integrativa, as principais lesões do quadril em bailarinos clássicos

FONTE: FACOL

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