Publicação - Base externa

Tecendo relações entre a motivação para as aulas de educação física e o Ideb

Tecendo relações entre a motivação para as aulas de educação física e o Ideb Weaving relations between motivation for Physical Education classes and IDEB Tejer relaciones entre la motivación en las clases de educación física y el Ideb Luciane Cristina Arantes da Costaa,, , Patric Paludet Floresa, Natasha de Paula Andradea, Ana Luiza Barbosa Anversab, Vânia de Fátima Matias de Souzac a Universidade Estadual de Maringá (Uem), Departamento de educação física, Maringá, PR, Brasil b Centro Universitário UNIFAMMA, Maringá, PR, Brasil c Universidade Estadual de Maringá (Uem), Programa de Pós‐Graduação em Educação, Maringá, PR, Brasil Recebido 01 Fevereiro 2016, Aceitaram 20 Março 2018 Resumo Os problemas relacionados ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principalmente no que se refere ao ensino de má qualidade e à estrutura física inadequada das escolas, podem interferir na motivação nas aulas de educação física. Objetivo Este estudo objetivou investigar a motivação dos alunos de educação física das escolas estaduais de Maringá‐PR. Método Foram selecionadas duas escolas para participação no estudo, uma delas com menor e outra com maior Ideb; para análise da motivação dos alunos usou‐se o questionário de Necessidades Psicológicas Básicas na Educação Física Escolar (BPNES), analisados a partir do software SPSS versão 20.0, considerando o valor de p<0,05. Conclusão Os resultados demonstraram que em geral os escolares de maior Ideb tiveram uma motivação superior na dimensão competência. Quando comparados os sexos dos participantes, não houve diferenças significativas.

FONTE: HTTP://RBCEONLINE.ORG.BR/PT/TECENDO-RELACOES-ENTRE-MOTIVACAO-AS/ARTICULO/S0101328916300154/

logo