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Fatores Motivacionais para o Mestrado: uma Comparação entre Estudantes em Contabilidade e Economia à Luz da Teoria da Autodeterminação

Resumo O objetivo geral deste estudo foi identificar o nível motivacional de estudantes de Ciências Contábeis e Econômicas quanto à busca de uma pós-graduação stricto sensu. Além disso, buscou determinar as variáveis ​​que influenciam significativamente a motivação desses indivíduos. Tendo como base a Teoria da Autodeterminação, elaborou-se um questionário utilizando a Escala de Motivação Acadêmica desenvolvida por Vallerand, Pelletier, Blais, Brière, Senecal e Vallières (1992) e traduzida para o português por Sobral (2003). O banco de dados contém observações de 173 universitários de instituições públicas de Minas Gerais, Brasil, que ministraram cursos de Ciências Contábeis e Economia. O procedimento metodológico consistiu na realização de um teste não paramétrico de valores médios para o Índice de Autodeterminação da Motivação (MSI) dos alunos, no cálculo das correlações entre o MSI e as características individuais dos alunos e, finalmente, na estimativa de regressões lineares múltiplas. Os resultados da pesquisa indicaram que os estudantes da área de Ciências Contábeis não apresentaram diferença em relação ao nível motivacional quando comparados aos estudantes de Economia. Também foi possível perceber que as mulheres, os estudantes mais velhos, os bolsistas de iniciação científica, os de menor nível socioeconômico e aqueles cujas mães possuem maior nível educacional tendem a ter uma motivação bastante autodeterminada. Além disso, constatou-se que a inserção no mercado de trabalho aumenta a motivação autodeterminada para a obtenção de um mestrado stricto sensu apenas no caso de alunos em Ciências Contábeis. A pesquisa limitou-se ao fato de a amostra incluir apenas alunos de instituições públicas de ensino de Minas Gerais. Para pesquisas futuras, sugere-se que os procedimentos deste estudo sejam replicados em instituição privada e em diferentes estados. Palavras-chave: teoria da autodeterminação; mestrado; motivação; contabilidade; economia

FONTE: HTTP://WWW.SCIELO.BR/SCIELO.PHP?SCRIPT=SCI_ARTTEXT&PID=S1519-70772016000200243&LANG=PT

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