Resumo O objetivo da pesquisa é verificar a diferença de percepção dos estudantes de contabilidade quanto ao efeito dos sunk costs nas fases iniciais e finais, para ver se existe uma diferença no comportamento entre esses dois grupos. A pesquisa recorreu a métodos qualitativos e quantitativos. Primeiramente, aplicou-se um questionário em todas as fases do curso no período matutino e noturno que contemplou quatro cenários do cotidiano dos alunos. Após a tabulação dos dados, realizou-se o Teste do Qui-Quadrado e Regressão Logística. A amostra final foi de 348 estudantes. Como resultado foi observado que não houve diferença entre os estudantes das fases iniciais e finais em relação a tomada de decisão sob o efeito dos sunk cost. Dos 4 cenários aplicados, apenas um mostrou uma mudança de comportamento na tomada de decisão entre os alunos que responderam os questionários com sunk cost e sem sunk cost; mostrando-se significativo estatisticamente pela análise qualitativa de percentual de respostas, Teste do Qui-Quadrado e pela Regressão Logística. Contudo, não foi possível concluir que alunos das fases finais são menos afetados pelos sunk costs que os das fases iniciais, ou seja, com os dados desta pesquisa não se observou, na maioria dos cenários, o efeito dos sunk costs nos futuros contadores.
FONTE: HTTP://WWW.UEL.BR/REVISTAS/UEL/INDEX.PHP/REC/ARTICLE/VIEW/31616