Publicação - Base externa

Análise da evolução de uma proposta pedagógica curricular do curso de Engenharia de Produção com base no mercado de trabalho

A boa formação dos engenheiros de produção é essencial para compor um dos campos que atualmente é um dos mais requisitados nos ambientes de trabalho. Nesse contexto, a constante evolução da proposta pedagógica curricular do curso de Engenharia de Produção, alinhada com as necessidades e exigências ditadas pela constante evoluções mundiais, torna-se um desafio fundamental para garantir aos discentesuma formação eficiente e de qualidade. Por outro lado, as transformações no ambiente de trabalho, impulsionadas por avanços tecnológicos, mudanças socioeconômicas e novas demandas da sociedade trazem novas propostas e diferentes perfis para as indústrias, universidades e órgãos governamentais. Diante deste cenário é indispensável que a formação dos engenheiros de produção seja atualizada e alinhada com as tendências e necessidades contemporâneas. Neste sentido, o objetivo desta monografia é apresentar uma análise sobre as demandas do curso de Engenharia de Produção, bem como as percepções de discentes e egressos sobre o curso. Por meio de uma abordagem crítica e reflexiva, busca-se identificar as principais sugestões para a atualização curricular para a formação dos engenheiros de produção, considerando as percepções e demandas dos profissionais atuantes desta área. Ao longo deste estudo discute-se alguns os fatores que influenciam na construção de uma proposta pedagógica curricular, tais como as rápidas mudanças tecnológicas e das legislações de ensino, a globalização dos mercados, as demandas por sustentabilidade e a busca por eficiência e inovação nos processos produtivos. A partir desta análise são identificadas estratégias que podem contribuir para o aprimoramento da formação dos engenheiros de produção. Para este fim, o método científico utilizado para adquirir os resultados desta pesquisa é a revisão deliteratura dos principais temas desta pesquisa, bem como um estudo de caso único com aplicação de questionário e uma comparação dos resultados com a pesquisa de Lukschal (2022). Nos resultados são apresentados alguns aspectos relacionados ao desenvolvimento de habilidades técnicas e tecnológicas que atualmente são requisitados para o engenheiro de produção, considerando a demanda crescente por profissionais que dominem ferramentas e softwares específicos da área de Engenharia de Produção. Também são exploradas possíveis estratégias para a inclusão dessas habilidades no currículo dos cursos, de forma a preparar os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.

FONTE: HTTPS://SCHOLAR.GOOGLE.COM.BR/?HL=PT

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