Publicação - Base externa

IMPACTOS DA PANDEMIA COVID-19 SOBRE DOCENTES DA PÓSGRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENGENHARIA DE PRODU

As tragédias da história humana sempre deixam um legado de reflexão, aprendizado e mudança. A pandemia Covid-19 provocada pelo vírus SARS-CoV-2 identificado em 2019, mobilizou no planeta ações emergenciais e imediatas e, afetou profundamente a dinâmica da vida de todos os cidadãos mundo afora, demandado mudanças repentinas em todos os setores. No Brasil, uma das medidas imediatas registrada neste campo se deu pela introdução do ensino remoto emergencial, fato que gerou mudanças significativas nas condições de trabalho e nos processos de ensino-aprendizagem. Alguns estudos realizados no curto período (2020-2022) mostraram os impactos da pandemia sobre o trabalho de docentes que atuavam nos níveis da educação básica e superior. No entanto, no lócus do trabalho docente da pós-graduação stricto sensu foi praticamente inexplorado. Neste contexto, o presente estudo teve como principal objetivo investigar os impactos/implicações do isolamento social causado pela pandemia Covid-19 sobre o trabalho de docentes alocados em programas de pós-graduação stricto sensu, em engenharia de produção da região sudeste. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo sujeitos afetados pelo evento da investigação. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado, aplicado em modo online, a 55 docentes, em sua maioria alocados em instituições públicas. Ao final da discussão de cada categoria apresentou-se também a proposição decorrente de sua análise, totalizando 08 proposições. Dentre os principais resultados verificou-se que, as mudanças relacionadas ao aumento de tempo na carga horária de trabalho dos docentes e trabalhar aos finais de semana foram amplamente mencionadas por eles. No entanto estas práticas já estavam estabelecidas como “situação rotineira” na vida laboral do docente da pós-graduação. As implicações dos impactos sobre as atividades acadêmico-científicas dos docentes e seus modos de trabalho repercutiram de diferentes formas. A adequação do processo de ensino-aprendizagem às características do trabalho remoto, bem como a sua adaptação ao ritmo da rotina familiar/domiciliar foram também identificadas. Diferente de muitos estudos realizados junto a docentes, não se identificou implicações severas sobre suas saúde, além dos incômodos típicos da doença Covid19. Identificou-se também melhorias no relacionamento dos docentes com os seus filhos, conjunge/companheiro(a)/namorado(a). Ganhos e aprendizados decorrentes da pandemia repercutiram, entre os docentes, em aumento de performance profissional, oportunidades para autorreflexão, fortalecimento dos laços afetivos e flexibilidade para manter uma rotina de trabalho mesmo em tempos de pandemia. A experiência de vivenciar uma pandemia e sofrer os seus impactos sobre as atividades acadêmico-científicas, possibilitaram aos docentes reconhecer as competências e habilidades que podem auxiliar as suas performances em contexto semelhante.

FONTE: HTTPS://SCHOLAR.GOOGLE.COM.BR/?HL=PT

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