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ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR E SINTOMAS OTOLÓGICOS EM PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

A disfunção temporomandibular (DTM) é um distúrbio musculoesquelético que possui imensa repercussão clínica, como: dor, fadiga muscular, limitação mandibular e ruídos articulares.Devido as suas consequências problemáticas ao sistema estomatognático, ela também está envolvida com alterações otológicas. No entendimento de que estados psicológicos (estresse, depressão, ansiedade) podem ampliar seu surgimento e progressão, é aguardado que indivíduos com sintomatologias relacionadas à essa disfunção sejam encontrados em campos ocupacionais. E, levando em consideração que professores estão em uma classe profissional que vive em contínua tensão e estresse, foi visto a necessidade de fazeruma análise deste grupo. Para acoleta de dadose diagnóstico foi utilizadoa técnica DC/TMD. 30 professores foram submetidos ao exame físico, mas apenas 20 responderam todos os questionários (logo, as análises estatísticas foram feitas apenas com esses).O sexo feminino foi predominante quando feito o diagnóstico para disfunção temporomandibular, e o deslocamento de disco com redução foi o distúrbio mais frequente encontrado. Os ruídos articulares, por sua vez, foram os sintomas otológicos mais prevalentes, mas a otalgia foi a que teve significância expressiva quando associada a hábitos parafuncionais e DTM. Mesmo com resultados fidedignos, sugere-se novos estudos acerca do tema com uma amostra maior e com professores em atividades cotidianas normais, visando que os resultados seriam ainda mais precisos se os mesmos não estivessem enfrentando um isolamento devido a pandemia mundial.

Autor: Eduarda Lapenda Gomes da Fonseca Currículo Lattes
Co-autor: Lívia Mirelle Barbosa Currículo Lattes

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